Dicas de costura: pontos básicos

Ponto Reto

Este ponto é o mais básico em costura. É um conjunto de pontos simples e retos, onde podemos escolher o tamanho entre os diferentes pontos apesar de a grande maioria dos trabalhos serem executados com um tamanho médio. Para evitar que o ponto se desfaça, tanto no início como no fim deve-se rematar o ponto com a opção “rematar” da máquina de costura.

Ponto em Zig-zag

O ponto zig-zag é essencial para evitar que o tecido desfie. O tamanho pode ser ajustado, ou para pontos mais curtos ou mais espaçados. Este tipo de ponto pode também ser usado para fazer casas e em algumas aplicações.

Bainha Invisível

Este ponto é para quando pretendemos fazer uma bainha mas sem que esta se veja. Para fazer este ponto, primeiro executa-se ponto reto, seguido de zig-zag que vai prender a bainha ao tecido. Importa notar que nem todas as máquinas possuem este ponto.

Ponto Caseado

As boas costureiras aconselham que antes de comprar uma máquina de costura se deve experimentar o ponto caseado. Muitas têm uma função automática de apenas um passo para fazer casas, mas o resultado pode ser de qualidade inferior. Outras têm a opção de realizar casas em quatro passos: ao inicio pode parecer mais complicado, mas são bastante fáceis de utilizar. Uma máquina com um bom ponto caseado deverá ter pelo menos três passos para a sua realização e deverá trazer o abre-casas para podermos cortar o tecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

Faça seu pedido